O que sua empresa pode fazer para dar mais autonomia e benefícios flexíveis para os seus colaboradores?

benefícios flexíveis

Oferecer benefícios flexíveis é algo que está se tornando muito comum entre empresas de vários segmentos. 

Neste modelo, os colaboradores têm a possibilidade de escolher quais benefícios querem receber. É claro que seguem algumas regras, mas são oportunidades que dão liberdade para que cada empregado seja capaz de gerenciar seu saldo de acordo com suas principais  necessidades dentro do mês.

Esse sistema tem tido grande repercussão porque a motivação dos funcionários é algo fundamental para manter uma empresa saudável e rentável, além de evitar problemas como a perda de talentos e o absenteísmo.

Mas antes de escolher uma solução de benefícios trabalhistas para sua empresa, é extremamente importante fazer pesquisas, se aprofundar neste tema e fazer as perguntas certas. 

Isso tudo é necessário para poder garantir que realmente vai oferecer benefícios flexíveis, sem comprometer a empresa ou correr riscos no futuro.

Continue acompanhando para entender como esse sistema funciona e aproveite para conhecer as vantagens de sua utilização!

Benefícios flexíveis: o que são?

Como mencionamos logo de início, os benefícios flexíveis dão margem de negociação entre colaborador e empresa, para que o contratado estabeleça suas preferências por conhecer as próprias necessidades. 

A intenção da proposta é, basicamente, atender diferentes necessidades dos colaboradores, de forma que cada um deles escolha o que é mais importante dentro de sua realidade.

No modelo mais tradicional desse sistema, tudo é administrado por limite de pontos, no qual o profissional tem a chance de montar o conjunto mais atraente para si. 

O pacote de benefícios costuma ter validade de seis meses a um ano, sendo que o colaborador pode alterar esses benefícios recebidos durante períodos estabelecidos. 

Esse formato é bem interessante justamente porque oferece essa liberdade de escolha e por dar autonomia ao colaborador. 

Para as empresas, é viável por estimular a retenção de talentos e trabalhar o engajamento da equipe.

Entenda melhor!

Quais são as vantagens de oferecer benefícios flexíveis?

Ao implementar esse sistema, a empresa e o colaborador saem ganhando. Porém, também tem seus próprios impactos! Por isso, optar pelos benefícios flexíveis deve ser algo avaliado com extremo cuidado e atenção.

Apesar de não ser algo tão recente e inovador, tornou-se mais popular no mercado depois que as pautas “saúde mental” e “qualidade de vida” foram levantadas com mais força no mundo corporativo.

De fato, esse investimento é algo que agrega muito valor na saúde dos funcionários. É um modelo que oferece um retorno muito positivo e significativo para a organização, podendo ajudar a melhorar o ambiente de trabalho para todos os envolvidos. 

Quais são as vantagens dos benefícios flexíveis para o funcionário?

Para os colaboradores, ter a possibilidade de escolher o que irá receber da empresa é muito importante. Caso goste de atividades variadas, pode optar por ter uma cota de benefícios ligados à cultura ou à bolsa de estudos, por exemplo. No entanto, o mesmo não vai ser imposto ao outro trabalhador que prefere um auxílio para celular ou o famoso auxílio combustível.

Notavelmente, os benefícios flexíveis são bastante assertivos para aumentar a satisfação do contratado com a empresa. Além disso, também reforça a relação de confiança entre as partes, mostrando na prática que há, realmente, uma valorização pelo serviço que está sendo prestado.

Entender que os colaboradores podem ter necessidades distintas é uma demonstração de preocupação e respeito pelas diferenças por parte da empresa, o que conta muito para a imagem da marca. É, inclusive, um aspecto bem valorizado e importante para os dias de hoje.

Quais as vantagens dos benefícios flexíveis para a empresa?

O que mais conta para a empresa já foi até apresentado: a satisfação e maior motivação dos colaboradores da equipe. 

Quando os funcionários estão motivados, podem aumentar o índice de produtividade e o engajamento do grupo para entregar resultados cada vez melhores.

Além disso, lembra que mencionamos os índices de absenteísmo e a retenção de talentos? Esses pontos também contam, porque evitam que bons profissionais deixem a empresa por alguma situação desconfortável ou alguma insatisfação. 

Todos esses pontos colaboram de forma direta com a saúde do negócio! 

Quando os colaboradores trabalham felizes e engajados, podem reforçar tanto a cultura quanto os valores da empresa – que também são aspectos indispensáveis para garantir que a organização esteja gerando algo positivo para quem está relacionado com ela.

Tudo isso trabalha outro aspecto fundamental para qualquer organização: é possível ser mais competitiva no mercado, já que tem características atraentes para os melhores talentos disponíveis e chamam atenção desses candidatos quando estão divulgando  vagas (mesmo que já estejam empregados).

Quais tipos de benefícios podem ser flexíveis?

Agora que você já sabe o que são benefícios flexíveis e como funcionam, fica mais fácil de saber em exemplos quais podem ser suas aplicações. 

Essa informação também é fundamental para determinar se os benefícios flexíveis realmente são interessantes para a sua empresa.

Confira quais são eles:

  • Academia (gym pass);
  • Auxílio-creche;
  • Auxílio cultural;
  • Auxílio-medicamento;
  • Auxílio para home office;
  • Cursos e educação;
  • Combustível, transporte e mobilidade;
  • Estacionamento;
  • Kits de alimentação, vale refeição ou vale alimentação;
  • Previdência privada
  • Seguro de vida.

Atenção: para estabelecer os benefícios concedidos para seus colaboradores, leve em conta o perfil da sua empresa e as principais necessidades de sua equipe. 

Se tiver dificuldades para identificar quais as opções tem mais relação com o seu negócio, faça uma pesquisa interna, de forma que os próprios colaboradores possam enviar sugestões, ideias e feedbacks.

Como a Portão 3 pode ajudar?

A Portão 3 é a melhor solução para Contas a Pagar de médias e grandes empresas. Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para você saber mais sobre os melhores produtos para uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível!

Leave a Reply

Your email address will not be published.