Como aproveitar a Black Friday de forma segura?

Nesta sexta-feira (27), irá ocorrer a Black Friday de 2020. Independente do que você queira comprar, sabemos que a atenção deve ser redobrada para não cair em nenhum golpe. Mas e quanto às viagens a trabalho, quais cuidados podem ser tomados?

Segundo estudos divulgados pela agência de marketing digital Le Fil, o consumidor estará de olho principalmente nas ofertas online, deixando as ofertas físicas mais de lado esse ano, devido a pandemia.

Além disso, um levantamento do Booking.com mostra que no Brasil, 8 em cada 10 viajantes irá se atentar mais ao preços enquanto planejam viagens para o pós-pandemia. Na América Latina, os brasileiros são o povo que mais estão se preocupando com os preços.

Mas no que esses dados influenciam?

Procurando preços baixos, o brasileiro pode se deixar enganar por campanhas maliciosas. Seja nas redes sociais, em sites ou em outros veículos de comunicação, nós devemos saber como distinguir ofertas reais de ofertas falsas.

Pensando nisso, nós trouxemos algumas dicas para que você possa aproveitar as promoções de viagens do período:

Evite cair em golpes virtuais

O phishing é um tipo de golpe virtual que pode ser aplicado tanto em sites, quanto no WhatsApp. Ele consiste em falsificar marcas famosas para que o consumidor passe seus dados bancários, pois ele acredita estar comprando em um site confiável.

Para evitar esse tipo de golpe, é necessário conferir se o link do site está correto e você se encontra no site oficial daquela empresa. Além disso, no lado esquerdo da barra de digitação do navegador, você encontra o desenho de um cadeado fechado quando o site é seguro. Já para evitar golpes no WhatsApp, nunca passe códigos que chegaram no seu celular. Os golpistas utilizam dessa técnica para clonar o seu WhatsApp e mandar mensagens para os seus contatos.

Já o malware é um software malicioso que fica escondido em páginas que não são seguras. Caso seu computador esteja desprotegido, ele consegue se infiltrar e obter os seus dados. Existe também o spyware, que espiona todas as atividades realizadas no computador para roubar os seus dados.

O ideal é que você não utilize WiFi em locais públicos, principalmente para acessar dados pessoais, pois é mais fácil que o malware se infiltre no seu celular ou computador. Confira o site que você está visitando. Se ele começa com https:// significa que ele é seguro para ser acessado. E também não clique em links enviados por e-mails desconhecidos.

Atenção às novas leis

A lei 14.046 foi criada para que, caso ocorra adiamento ou cancelamento de serviços e eventos dos setores de turismo e cultura devido ao COVID-19, a empresa não seja obrigada a pagar o reembolso para o consumidor, podendo apenas fornecer um crédito de mesmo valor. Além do mais, o evento pode ser remarcado dentro de 18 meses.

Isso faz com que durante a pandemia, tenham surgido pacotes muito baratos de viagem. Mas fique atento, pois caso o destino não fique disponível na data selecionada, a empresa de viagens não tem obrigação de devolver aquele valor. Desconfie de preços muito baixos e procure o histórico de quem está oferecendo o desconto, encontre o CNPJ e endereço, caso contrário, será difícil propor ações judiciais.

Medidas de segurança contra o COVID-19

Antes de realizar a compra, é importante pesquisar como o local de destino está lidando com a pandemia. Saber se o nível de infecção é alta e como o governo local está lidando com a situação é fundamental para se proteger. Além disso, se a sua viagem é internacional, é interessante acompanhar como estão as fronteiras, consulados e a questão do visto.

Economize na sua empresa

Já pensou que você pode aproveitar a Black Friday para economizar na sua empresa? Se você procura descontos reais e confiáveis para a sua viagem corporativa, confira a plataforma da Portão 3. Nesta semana, estamos com descontos bem interessantes no valor da hospedagem de hotéis. Se você já tem a sua agência de viagens corporativas, você também pode economizar recebendo sugestões sobre redes de restaurantes que estejam com descontos de Black Friday.

E aí, você vai aproveitar a data? Se sim, você pode contar com a Portão 3 para otimizar os custos da sua viagem!

Deixe um comentário

Voltar para o topo