Entenda o que deve fazer para aumentar o faturamento da sua empresa!

aumentar faturamento de empresa

Se estiver considerando aumentar o faturamento da sua empresa e isso te trouxe até aqui, podemos garantir que está no lugar certo para receber diversas informações que podem te ajudar. 

Primeiro, precisamos dizer que você precisa ter o cuidado de não esquecer dos custos fixos da empresa que precisam ser mantidos durante este processo.

Existem algumas estratégias que podem promover o aumento de faturamento. Porém, elas vão exigir um certo investimento que precisa ser analisado e contrastado ao potencial de faturamento incremental.

Nesse momento, é válido levantar todas as contas a pagar com as equipes responsáveis, bem como manter o setor em dia. Este conteúdo foi produzido pensando em apresentar estratégias que podem ajudar no controle financeiro e, assim, aumentar o faturamento da sua empresa. 

Então, vamos lá! Confira 8 dicas que podem ir além do óbvio e que certamente podem fazer diferença no cenário atual da sua empresa. 

1ª dica: faça questão de conhecer seus clientes

É possível que, em algum momento, sua equipe tenha se dedicado em pesquisar sobre a persona ideal para o seu negócio. Mas é importante reconhecer que o comportamento do consumidor muda bastante e isso pode acontecer mais rápido do que se imagina.

Se a sua empresa não conhece o seu cliente atual, não voltou a estudar seu público e nem se interessa por novas estratégias para ter um relacionamento mais próximo constantemente, terá dificuldades para atrair novos clientes – o que vai gerar impactos no aumento de faturamento. 

Estudar o ICP (Ideal Customer Profile) deve ser algo periódico na rotina corporativa. Esse indicativo nada mais é do que o Perfil de Cliente Ideal. 

Se tiver essa informação, será possível traçar estratégias com o objetivo de conquistar leads mais qualificados em maior volume. 

Essa ação tende a proporcionar alguns benefícios, como reduzir o índice de cancelamentos e diminuir o custo de tempo necessário para conseguir uma venda. 

2ª dica: comunique-se com seu cliente

Uma vez que souber qual seu ICP, você deve trabalhar a comunicação nos canais mais voltados para este público. 

Isso pode ser feito das formas mais simples até as mais elaboradas. O mais importante é saber como interagir e entregar algo relevante para que realmente se interessem pelo que sua empresa tem a dizer. 

De certa forma, isso vai dar mais chances de fidelizar os atuais e futuros clientes.

3ª dica: aposte em soluções complementares

Se você trabalha oferecendo produtos ou serviços, você já tem uma base de clientes, correto? Então, por que não pensar em soluções complementares ao que seu público já está comprando?

Esta é uma maneira bastante eficiente de aumentar o LTV (Life Time Value) dos clientes, que em português significa Valor do Tempo de Vida. Isso quer dizer que podem existir mais chances de aumentar o faturamento quando aumenta o quanto seu cliente gastará em seu negócio ao longo do tempo que essa parceria durar.

4ª dica: promova programas de fidelidade

Pensando em aprimorar o LTV e, por consequência, aumentar o faturamento, você pode e deve desenvolver um programa de fidelidade.

Quando bem estruturados, os programas de fidelidade vão ajudar seu público na decisão de comprar mais e permanecer comprando durante mais tempo.

5ª dica: avalie suas estratégias de marketing e seus principais canais de venda

Os meios utilizados para que sua empresa apresente produtos e serviços para seus potenciais clientes também devem ser analisados para aumentar o faturamento – que podem ser site, loja física, redes sociais, e-mail marketing etc.

Com o passar do tempo, especialmente após a pandemia, os consumidores têm preferido soluções multiplataforma. Isso porque dessa forma eles podem consumir por canais diferentes, tendo a vantagem de usar algo prático e eficiente dentro de sua rotina.

Considerando essa questão, é interessante explorar todos os canais que conseguir, principalmente nos que seus clientes estão presentes. 

Comece pelos canais que têm maior representatividade, porém, é importante ir avançando aos poucos para garantir seu espaço no máximo possível – por exemplo: site, anúncios em buscadores (como Google Meu Negócio e Google Ads), YouTube, Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn, Whatsapp, e-mail e telefone.

6ª dica: tenha planejamentos estratégicos de precificação

O preço, definitivamente, é um fator relevante para influenciar a decisão de compra de seus clientes. 

Quando sua empresa faz uma avaliação de seus preços de tempos em tempos, porque isso pode aumentar ou reduzir o faturamento. Só depende das suas estratégias!

Procure identificar qual é a precificação praticada por seus concorrentes, buscando entender qual é a percepção que seus clientes têm em relação aos preços de seus produtos/serviços.

Nesse caso, vale lembrar que é preciso ter disposição para variar seus preços para cima e para baixo, já que as mudanças para baixo também podem agregar bastante no volume das vendas para compensar a perda de margem. 

Acredite, a mudança de preços pode ser o que falta para mudar bastante o cenário financeiro da empresa. Então, tenha cautela e evite grandes variações (exceto quando for fazer promoções específicas, obviamente).

7ª dica: não se esqueça de seus antigos clientes!

O que você faz quando um cliente deixa de consumir seus serviços e produtos? Sua equipe costuma fazer contato ou nunca mais o procura?

A melhor opção é manter contato! É assim que este cliente pode voltar a se interessar pela sua empresa. Afinal, o mesmo já conhece sua empresa e o que vocês têm a oferecer, provavelmente até já vai se enquadrar no seu perfil de cliente ideal. 

Tendo esse relacionamento, é possível fazer uma ação de vendas voltada especificamente para esses clientes, o que pode trazer o resultado que espera. 

Mesmo assim, tenham o cuidado de filtrar caso a caso! Dependendo do motivo que o cliente deixou de consumir da sua empresa, não é ético fazer contato. Ou seja, pode ser que vocês tenham que excluir alguns ex-clientes deste tipo de ação.

8ª dica: pense na experiência de seu cliente! É preciso encantar 

O aumento de faturamento tem a ver com o nível de satisfação do seu cliente, portanto,  sempre será importante priorizar a experiência de seus consumidores! 

Pense bem, independente do segmento que sua empresa está inserida, já existem muitos negócios fazendo mais do mesmo, não concorda?

Se quiser aumentar o seu faturamento, seu time precisa ser criativo e suas estratégias precisam ser diferenciadas! Encante seu cliente. 

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