Conciliação do contas a pagar: confira como a tecnologia pode ajudar a sua empresa

conciliação em contas a pagar

Quando a equipe responsável pelas contas a pagar de uma empresa já está no limite, tendo que lidar com muitas práticas manuais e sofrendo impactos negativos em relação a produtividade, é hora de repensar os processos.

É importante levar isso em consideração, porque a qualidade de tempo e disposição dos membros da área de gestão financeira pode reduzir custos e melhorar a eficiência de todos os outros processos da empresa.

Avaliando seu negócio ou o andamento da empresa que você está atualmente, essa meta é  difícil de ser alcançada? 

Um dos processos essenciais para tornar isso possível é a conciliação de pagamentos, já que quem busca por maior controle de finanças não pode se perder em relação às contas a pagar.

Se você acompanha nossas dicas aqui do Blog Portão 3, provavelmente sabe que a  organização é indispensável para deixar as contas em ordem e ter meios de garantir um futuro tranquilo e próspero para a sua empresa. 

Outra informação que você também deve ter lido é que as empresas precisam de uma solução especializada em pagamentos para alcançar essa organização. 

Hoje estamos aqui para explicar sobre como essa tecnologia pode te ajudar a conciliar todas as suas atividades e não perder nenhuma oportunidade de crescimento por descontrole financeiro. 

Acompanhe!

Atividades necessárias para conciliação de pagamentos

Para conseguir chegar a conciliação de pagamentos, é necessário pôr em prática algumas atividades operacionais, como, por exemplo:

  • Verificar boletos, solicitar notas fiscais e documentos de recebimentos dos  fornecedores;
  • Analisar se as informações dos boletos a pagar estão compatíveis com as notas fiscais recebidas;
  • Conferir as negociações feitas com os fornecedores para chegar ao preço final;
  • Confirmar se há efetividade nos serviços prestados ou nos produtos entregues.

Como facilitar todos esses processos de gestão financeira?

Notavelmente, a responsabilidade vai muito além do que imaginamos! Confira uma hipótese:

Vamos supor que você tenha uma grande empresa de atacado e essa companhia receba centenas de produtos por determinado período (sendo eles das mais diversas marcas e de fornecedores diferentes). Isso vai demandar trabalho manual com pagamentos para lidar com diferentes condições, formas e prazos. 

Nesse caso, além de arcar com todos os tributos e ter preocupações com a folha de pagamento, a equipe de Contas a Pagar dessa empresa vai precisar garantir que os fornecedores estão passando, de fato, os valores corretos e também lidar com as burocracias de registrar aprovação desses pagamentos. 

Todo esse processo de conciliação feito pelo Contas a Pagar é de extrema importância para que sua empresa tenha certeza que todas as informações dos boletos estão batendo com o que consta nas notas fiscais. 

Depois de toda essa conferência, os pagamentos serão liberados ou realizados.

Considerando o volume de informações, pode-se imaginar que a margem de erros tende a ser bem grande, não concorda? E está certo (a) se concordar.

Além disso, o tempo gasto na operação também é muito maior! 

Se formos falar ainda sobre a satisfação dos fornecedores, também pode considerar que outros problemas entram em jogo – uma vez que nenhuma empresa está isenta de possíveis atrasos ou pagamentos equivocados quando as operações são feitas manualmente.

Agora, diante de tudo isso, fica bem claro o quão importante é contar com soluções tecnológicas desenvolvidas não só para gerenciar, mas também conferir e conciliar todas as contas a pagar. 

A solução ideal pode estar a alguns cliques de você! Quer saber qual é? Conte com a Portão 3!

Conheça nossa ferramenta de gestão para lidar com todas as contas a pagar!

Com acesso à plataforma da Portão 3, você consegue conciliar pagamentos de forma 100% automática e ainda pode acompanhar todas as ações diárias do time de contas a pagar da sua empresa. 

O melhor de tudo é que você tem toda a segurança necessária e garante mais efetividade de todas as obrigações estabelecidas, já que a própria ferramenta tecnológica vai confrontar os dados de boletos com as notas fiscais, verificar se as cobranças são válidas e conferir o cadastro dos seus colaboradores e fornecedores, além de apresentar informações como o mês de pagamento da nota fiscal e qual o modelo de pagamento utilizado.

Caso você já esteja buscando alternativas para melhorar o controle financeiro da sua empresa e proporcionar mais qualidade de vida à sua equipe de contas a pagar, certamente está no lugar certo. Acessando o site da Portão 3 você encontra uma tecnologia de primeira para ter êxito nessa missão!

Vale lembrar que nossa solução é viável e acessível para empresas de todos os portes. Portanto, atende desde empreendedores iniciantes até grandes empresas multinacionais.

Aproveite e continue conferindo os conteúdos do nosso blog para se aprofundar em mais questões de gestão financeira, além de conhecer todos os benefícios que sua empresa pode ter com a conciliação automática de contas a pagar

Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais a respeito de nossos serviços, entre em contato agora mesmo. Ficaremos felizes em poder ajudar!

A Portão 3 é a melhor solução para Contas a Pagar de médias e grandes empresas. Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para você saber mais sobre os melhores produtos para uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível!

Leave a Reply

Your email address will not be published.