Contas a Pagar e BI: veja como uma plataforma inteligente pode ajudar

contas a pagar e bi

Se nas últimas décadas já estávamos passando por muitas mudanças na maneira em que nos comunicamos e consumimos produtos, serviços ou conteúdos, a pandemia deixou tudo ainda mais intenso. O avanço dos dispositivos móveis e a expansão do acesso à internet foram indispensáveis neste período que ainda enfrentamos. 

Com isso, as interações humanas tornaram-se mais dinâmicas e com menos limitações, mesmo que sejam mais remotas do que presenciais.

Por esse motivo, o mundo corporativo num todo teve que otimizar não só suas ações, mas principalmente suas estratégias. Com toda essa mudança, tornou-se vital saber o que é Business Intelligence (BI) e como pode ser útil para manter o foco.

Os sistemas de Business Intelligence podem ser usados por qualquer empresa que tem a intenção de automatizar as atividades e passar a preencher relatórios gerenciais. 

Isso porque o BI serve como uma forma de lidar com o grande contingente de informações que nos bombardeiam todos os dias, sendo capaz de retomar a atenção da empresa para o que importa ao invés de assuntos irrelevantes.

Sendo assim, é muito mais fácil tomar decisões, conduzir operações e orquestrar os processos internos com o uso do BI.

Continue lendo e descubra como isso é feito!

O que podemos entender por Business Intelligence?

O conceito Business Intelligence, que pode ser traduzido como Inteligência de Negócios, envolve a transformação de vários dados brutos em informações relevantes e mais estratégicas para uma empresa.

Uma vez que o ritmo de produção de dados em corporações têm crescido cada vez mais, é fundamental ter acesso a uma ferramenta que possa unir, processar e extrair conteúdos úteis para os gestores – especialmente financeiros.

À medida que o poder desses dados tem aumentado, é preciso coletar, organizar e analisar diversas informações que serão entregues de forma otimizada para tomadores de decisão sempre que necessário.

Quando usar sistema BI?

Se o objetivo da sua empresa atualmente é ter mais eficiência em resultados, analisar dados concretos sobre o seu negócio e também poder compará-los com dados do mercado como um todo, está mais do que na hora de contar com BI.

Isso será essencial para não cometer erros de gestão (ou até corrigi-los).

Essas informações poderão ser coletadas a partir de diferentes fontes ou necessidades, como por exemplo:

  • Dentro da própria empresa para processos internos;
  • Baseadas em necessidades de clientes;
  • De acordo com as atuais condições do mercado;
  • Análise de aspectos econômicos;
  • Inovação de processos tecnológicos.

Após extrair uma série de informações relevantes para a empresa, você deve reelaborar os processos realizados.

Vale destacar que não existe uma fórmula secreta ou “receita de bolo” para que os resultados provenientes do Business Intelligence sejam de fato satisfatórios, mas é interessante colocá-los em prática quando há o  objetivo de evitar erros que possam prejudicar sua estratégia.

Somente uma empresa que já adquiriu e faz uso de uma solução de Business Intelligence (BI) que não tenha atendido às expectativas iniciais sabe o quanto é trabalhoso para conseguir recuperar dados financeiros perdidos, consolidar as informações mais importantes e ainda conseguir interpretar longas planilhas confusas, inapropriadas e extremamente rasas.

Nesse tipo de cenário fica muito mais difícil conseguir convencer uma diretoria de que  é vantajoso investir em tudo que estamos recomendando neste conteúdo, além de buscar uma ferramenta de BI mais consistente e bem reproduzida.

Para facilitar a iniciativa e ter um desses momentos de forma menos complexa, veja alguns argumentos que podem comprovar que uma boa ferramenta inteligente de análise dos dados pode proporcionar muitos benefícios para uma empresa.

Possibilidade de analisar todo o comportamento das questões financeiras

O BI é algo fundamental para contribuir com a  organização e todos os processos de análise de dados financeiros.

Dessa forma, é possível conseguir organizar o fluxo de caixa, além de acompanhar todas as movimentações de entrada e saída do dinheiro que forem feitas na organização.

Tendo essas informações e compreendendo o contexto, vai dar para fazer previsõess de novas situações, além de ter todas as chances de definir estratégias para reduzir custos e aumentar o lucro total (mesmo tendo novos investimentos).

Possibilidade de  planejamento orçamentário

Não é segredo para ninguém que ainda vivemos um período de instabilidade econômica, portanto, saber como investir adequadamente o capital fincancejro e, principalmente, saber agir em casos de risco é algo essencial para evitar prejuízos.

O BI vai permitir um estudo dos dados, análises dos mais diversos cenários e ainda obter uma previsão orçamentária de forma mais simples e eficiente.

Gerenciamento de fluxo: pagamentos e recebimentos

Outra vantagem que é disponibilizada por uma solução de Business Intelligence é poder analisar o perfil seus clientes para poder identificar quais são os bons e maus pagadores. 

Com acesso a todos os dados das contas a pagar e os valores recebidos que estiverem consolidados na plataforma, será mais fácil determinar uma visão geral sobre determinado período – além de conseguir calcular quais foram os ganhos e perdas. 

Também devemos considerar que quem conhecer melhor seu cliente, consegue definir uma estratégia bem mais assertiva para poder fazer cobranças, em caso de dívidas, ou procurar formas de vender mais.

Otimização do controle financeiro

Já pensou em ter a possibilidade de gerar relatórios 100% consistentes?

Com BI, você e sua equipe podem contabilizar as informações registradas no passado com o momento presente e ainda fazer uma análise preditiva que é o desejo de todo gestor financeiro. 

Com esse acesso às informações mais estruturadas é possível traçar possíveis cenários e separar mais dados que facilitam a vida dos tomadores de decisões com dados consistentes e atualizados.

Ou seja, a melhor forma de montar planos estratégicos e otimizar o controle financeiro é usar uma plataforma de análise de dados bem estruturada, o que traz uma grande fluidez da organização para ajudar no controle de finanças e melhorar a performance financeira.A Portão 3 é a melhor solução para Contas a Pagar de médias e grandes empresas. Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para você saber mais sobre os melhores produtos para uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível!

Leave a Reply

Your email address will not be published.