Como as viagens corporativas podem ser úteis para trabalhar o endomarketing?

endomarketing

As viagens corporativas são vantajosas por vários motivos, sendo assim, é fundamental que os executivos, gestores e responsáveis por esse departamento em sua empresa tenham o seguinte pensamento: viajar não é despesa, é investimento.

Mas quando falamos em viagem corporativa podemos nos referir a dois tipos de viagem – sendo aquela feita com finalidade estratégica para negócios e também a viagem a lazer concedida pela empresa por reconhecimento.

Assim como as premiações e eventos, proporcionar viagens aos seus colaboradores representa uma das soluções mais assertivas para manter bom clima organizacional e profissionais mais envolvidos com a empresa. 

Por consequência, quando os  colaboradores se sentem valorizados, é possível trabalhar o índice de retenção de talentos e promover a melhor imagem da organização. 

Dessa forma, os novos talentos estarão interessados em ser parte do time e seu público-alvo também pode enaltecer ainda mais sua marca.

As viagens de incentivo são tão importantes que fazem parte de uma solução  conhecida como endomarketing. Você já ouviu falar sobre isso? Está trabalhando com endomarketing em sua empresa? 

Continue lendo para saber tudo sobre o assunto!

Endomarketing: o que é isso? Como pode beneficiar empresas?

Endomarketing é uma estratégia direcionada para ações internas da empresa. Por isso, também pode ser conhecida ou tratada como marketing interno. 

O objetivo de empregar ações de endomarketing é valorizar a imagem da empresa e incutir essa visão em seus colaboradores, de forma que as equipes de todos os setores estejam sempre motivadas e o turnover (índice de rotatividade) não seja um problema.

Por que investir em endomarketing?

Esse investimento é feito em torno da influência dos colaboradores que estão dentro da empresa – já que eles são os responsáveis pela grande maioria dos processos e, consequentemente, estão mais aptos a opinar e influenciar pessoas que querem saber mais sobre marca de modo geral.

Também não podemos deixar de mencionar que o endomarketing pode motivar as pessoas, porque dessa forma a empresa estará demonstrando que está aberta não só a receber ideias, mas a pôr em prática todas as melhorias que podem ser benéficas para a qualidade de vida dos funcionários. 

Os funcionários e futuros candidatos às vagas que podem surgir à medida que sua empresa cresce não irão apenas relacionar sua marca ao salário que pode pagar, mas principalmente a importância que a empresa dá para todos que fazem parte do time.

Uma vez que há motivação, a produtividade torna-se uma realidade dentro de empresas que aplicam estratégias de endomarketing. Ou seja, todo mundo ganha!

E por que investir em endomarketing com viagens de incentivo?

Percebeu como as práticas de incentivo aos colaboradores ajudam as empresas? Se as questões mais simples do dia a dia podem fazer tanta diferença, imagine o quanto uma viagem poderia significar!

Essa é a base do que acreditamos: viagem não é despesa, é investimento! Quando uma organização se propõe oferecer viagens de incentivo em forma de bônus e recompensa, consegue despertar maior motivação e os colaboradores vão se esforçar para alcançar suas metas.

Atenção: essas metas precisam ser alcançáveis. Comprometer a saúde física e emocional das pessoas envolvidas não é uma opção.

Benefícios da viagem corporativa para endomarketing

Existem diversos benefícios em premiar funcionários da sua empresa com viagens. Como mencionamos ao longo desse conteúdo, é possível contar com: retenção de talentos, mais produtividade, colaboradores motivados, equipes entrosadas e  melhor imagem da empresa.

Mas tem outras vantagens que podemos destacar aqui. O desenvolvimento dos colaboradores não é só profissional, mas também é pessoal! As viagens são experiências inesquecíveis para qualquer pessoa. 

Isso estimula mais inspiração, ambição por novidades de vida, melhor convívio familiar e mais facilidade em interagir com outros indivíduos no ambiente de trabalho.

Diante de tantos aspectos positivos, você com certeza quer saber como pode implementar viagens de incentivo em sua política. É sobre isso que vamos falar agora.

Saiba como funciona a gestão de viagens de incentivo!

Navegando por nosso blog você vai  ter diversas informações sobre como funcionam as viagens corporativas. As viagens de incentivo são bem parecidas, com exceção da prestação de contas ou reembolso. 

Como os funcionários estão sendo premiados, vão receber um valor pré-determinado, que deve constar na política de viagens da empresa. Essa quantia é destinada para todas as necessidades da viagem, de forma que todos consigam aproveitá-la sem passar apuros.

O viajante precisará saber quanto poderá gastar e quais são os seus direitos. 

Quem é responsável por planejar a viagem?

Isso pode acontecer de diferentes formas! Confira:

  • É possível disponibilizar uma quantia em dinheiro em forma de adiantamento ou um cartão corporativo para que o premiado seja responsável por acertar todas as despesas e faça o planejamento da viagem por conta própria;
  • A empresa pode planejar toda a viagem (definir o hotel, comprar as passagens aéreas, fechar um seguro viagem e fazer a programação dos passeios disponibilizados) e, além disso, fornecer uma quantia para as refeições e deslocamento do funcionário;
  • Outra forma interessante e segura é contar com uma empresa especialista em gestão de viagens corporativas – a qual poderá cuidar de todas as burocracias, fazer o planejamento, validar o orçamento e encontrar as melhores soluções para conciliar uma viagem impecável sem gastos excessivos para a empresa.

Independente de qual seja a alternativa escolhida, é importante fazer com que o colaborador não tenha nenhum tipo de preocupação na viagem e só desfrute bons momentos em sua estadia.

É super importante também destacar que, mesmo em viagem, o funcionário está ligado à empresa. Por isso o valor do seguro e quantias destinadas para imprevistos são inegociáveis.

Como definir política de viagens para as viagens de incentivo?

As políticas de viagens são formuladas para guiar gestores e viajantes em todas as viagens corporativas, certo? 

Viagens de incentivo funcionam da mesma forma. A sua empresa precisa definir quais serão os processos, valores e responsabilidades para essas ocasiões.

O intuito é não gerar impactos negativos e custos desnecessários à companhia, determinando quais são os gastos disponíveis para a pessoa premiada e estabelecendo uma diretriz para que não haja frustração.

Quando não há nenhum tipo de limite definido, problemas certamente aparecerão alguma hora. 

É possível que pessoas mal intencionadas queiram usurpar os benefícios do endomarketing e tirem proveito da falta de restrições. Ou seja, o objetivo da  viagem de incentivo não será concretizado da forma que deveria e a empresa ainda corre riscos de ter prejuízos.

Em razão disso, sempre que pensar em gestão de despesas para viagens de incentivo, dedique o mesmo cuidado que costuma ter com as viagens de negócios – afinal, essas viagens têm relação direta com as finanças da empresa.

Quer trabalhar viagens de incentivo na sua empresa sem preocupações? Conte com a Portão 3!

Nossa equipe está pronta para te ajudar com todas as viagens da sua empresa! Como especialistas em viagens corporativas, conseguimos evitar transtornos ou problemas que geralmente acontecem quando pessoas sem experiência acabam cometendo.

Entre em contato conosco para esclarecer todas as suas dúvidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.