ESG está entre as principais tendências de investimentos para 2022! Saiba mais

esg

Sabendo que o conceito de ESG está  em evidência, muitas empresas já estão se adaptando para começar o ano de 2022 investindo em práticas “recomendadas” pelos fatores que definem o termo.

Isso é extremamente importante por causa dos desafios globais renovados, que naturalmente estão nos impondo reflexões mais críticas sobre inovações e sustentabilidade.

Nesse contexto, fica evidente que as tendências que dominam o mercado  atualmente têm relação com a recuperação verde.

Considerando tudo isso, com esse conteúdo nós temos  o objetivo de orientar líderes e empreendedores, fazendo com que acompanhem as tendências que provavelmente serão ainda mais monitoradas em 2022.

Acompanhe!

Descubra como a sigla ESG está mudando o mercado financeiro 

As empresas de grandes, médios e pequenos portes já notaram a oportunidade de minimizar as crises climáticas colaborando ativamente em suas práticas rotineiras.

É por isso que o termo ESG (que significa Ambiente, Social e Governança em português) está sendo uma pauta cada vez mais relevante, especialmente para o setor privado.

Sendo assim, não medem esforços para que a sustentabilidade não faça parte só das discussões no cotidiano ou seja conversa fiada para vender novos produtos. O intuito é promover ações que, de fato, farão parte da vida de todos os que estão envolvidos com uma empresa. 

Mesmo que esse assunto ainda esteja sendo encarado como uma novidade para o setor público brasileiro, já é possível perceber que a tendência dos próximos anos é que vejam a preservação do meio ambiente, a disseminação gradativa das desigualdades e o acolhimento das práticas de governança éticas/participativas como propostas que podem solucionar a maioria dos nossos problemas.

Tendo uma percepção mais além dos caminhos que podem promover nosso bem-estar e preservação do planeta, devemos considerar o ESG como uma forma de trabalhar a imagem de uma empresa positivamente perante consumidores e investidores.

Dizemos isso porque as pessoas têm ficado em alerta para apoiar as práticas sustentáveis e éticas socialmente responsáveis, como também têm disseminado pessoas ou marcas por qualquer ação contrária a esse conceito sem nenhuma piedade.

Por “menor” que seja o erro, a cobrança deste descuido pode ser bem cara e alta – uma vez que pode manchar sua marca definitivamente!

Com o ESG é possível combinar lucro com propósito!

A pandemia que ainda estamos enfrentando evidenciou mais o fato de que investimentos ESG não devem ser vistos como um custo, mas sim como algo que pode aumentar a margem dos retornos e moldar um futuro promissor.

Podemos destacar a relevância desse investimento considerando o papel fundamental que os investidores cumprem na geração de resultados.

Com isso, o investimento responsável tem ficado cada vez mais forte no mundo todo, principalmente nos últimos dois anos.

ESG no Brasil

Ao longo de 2021 pudemos perceber uma grande mudança acelerada e significativa nas buscas por investimentos ESG! Esperando que tal movimento persista e ainda aumente no próximo ano, nós precisamos considerar essas práticas como tendências fortes no Brasil para o mercado de 2022.

Analisando informações divulgadas pelo Google Trends, o interesse pelo  investimento ESG aumentou no mundo inteiro, especialmente nos últimos 5 anos (cerca de 5 vezes mais no geral e 14 vezes mais no Brasil). 

Em razão disso, é essencial e indispensável manter-se atualizado sobre esse tema.

Quer saber mais sobre os investimentos ESG? Está buscando se preparar para tendências do futuro? Então, continue por aqui e leia esse conteúdo até o final!

Quais são os principais critérios dos investimentos ESG?

Investir no conceito ESG é o mesmo que agir com Responsabilidade Social Corporativa (RSC), que é uma prioridade das empresas comprometidas com as comunidades que pertencem. 

Diante das crises enfrentadas mundialmente nos últimos tempos (tanto climáticas quanto relacionadas à saúde psicológica e financeira), é fundamental que as empresas contribuam com a busca pela recuperação e pelo crescimento mais sustentável em todos os sentidos. 

É por isso e para isso que os critérios ESG existem, possibilitando que as empresas tenham interesse em fazer investimentos responsáveis socialmente e passem a considerar aspectos ambientais, sociais e de governança na hora de tomar qualquer decisão. 

Vale destacar que mesmo explorando os retornos financeiros, o foco principal dessa modalidade é o comprometimento real com todas as questões ambientais levantadas, sem esquecer de incluir as tratativas sociais na proposta. 

Saiba porque é importante começar a fazer investimentos ESG

Ao investir em práticas relacionadas com o conceito ESG, os investidores vão considerar fechar parcerias com mais facilidade, já que estarão investindo em uma empresa que se preocupa com o futuro e está pronta para enfrentar os desafios que virão com ética, respeito e valores.

Além disso, eles também vão encarar essa oportunidade como um meio de encontrar ativos com rentabilidades positivas e que torne sua carteira de investimentos mais lucrativa.

Por fim, vale reforçar que fecharão negócios com mais segurança, uma vez que correm menos riscos de sofrer eventuais perdas em aplicações financeiras (caso aconteçam).

Investimentos ESG e as tendências para os próximos anos

De acordo com um relatório feito em 2020 pela Morningstar (empresa líder no fornecimento de dados e análises de investimentos), só nos Estados Unidos os investimentos sustentáveis atingiram a marca de um total de U$250 bilhões.  

Este mesmo relatório ainda apresenta um crescimento de 400% na modalidade ao longo dos últimos 3 anos.

Com base nessas informações, fica até óbvio dizer que a tendência é que os investimentos ESG ganhem um espaço cada vez maior no mercado financeiro. 

Além de interessar aos acionistas, as práticas que envolvem questões sociais, ambientais e de governança também são relevantes para nossa sociedade moralmente. Portanto, mais empresas irão aderir-las com o intuito de construir ou manter uma boa imagem.

Acompanhando essa estratégia, existem outras tendências e transformações no mercado que prometem mudar muita coisa. Confira quais são:

  • Investidores que buscam principalmente alinhar decisões financeiras aos seus objetivos pretendidos e ao seu lifestyle (princípios e hábitos);
  • Consolidação de modelos de negócios mais éticos e conscientes;
  • Análise de impactos que promovem, ao mesmo tempo, segurança e lucratividade;
  • Foco em sustentabilidade;
  • Maior audiência, relevância e adesão de pessoas no combate à desigualdade e apoio à diversidade e inclusão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.