Quer colocar viagens corporativas entre as estratégias de negócio da sua empresa? Saiba o que vai precisar!

gestão de viagens corporativas

Para ter bons resultados e novos negócios em sua empresa, você pode precisar de viagens corporativas – o que requer planejamento e monitoramento que possam dar todo suporte aos colaboradores. 

Sendo assim, é muito importante dedicar atenção e cuidado ao setor de gestão de viagens corporativas, porque dessa forma é possível alinhar o propósito das viagens com as necessidades dos representantes das viagens.

Ou seja, para usufruir do retorno obtido com viagens de trabalho e atingir todos os seus objetivos, sua empresa vai precisar providenciar algumas ferramentas e contar com profissionais especialistas nesse tipo de demanda.

Mas, afinal, por que as viagens empresariais são tão importantes? Como conduzir sua gestão? Quais são os passos para começar a promover viagens na empresa?

Continue conferindo este conteúdo e tenha respostas para todas essas perguntas! 

Gestão de viagens corporativas: tudo o que você precisa saber sobre este assunto!

Viajar a negócios não é uma tarefa simples, apesar de suas vantagens. Ao se deslocar, o funcionário está abrindo mão de seus compromissos pessoais e atividades que fazem parte de sua rotina para representar a empresa em um local que muitas vezes chega até ser desconhecido. 

Seguindo esse ponto de vista, o colaborador em viagem ainda está pondo em risco sua vida por finalidades de interesses da empresa. Mas, por outro lado, esses profissionais têm diversas experiências de carreira e levam outras perspectivas para sua organização – de modo que podem até ser considerados profissionais indispensáveis no time!

Além de toda a questão de valorização do quadro de funcionários, também é importante frisar o quão importante é investir em gestão de viagens corporativas.

Por diversas vezes, grandes negócios são intermediados por pessoas que viajam pela empresa, as quais costumam ser orientadas por um departamento específico, ou ao menos por profissionais mais experientes em gerir essas viagens. 

O problema é que nem todas as empresas acertam quando começam a introduzir viagens de trabalho na agenda dos funcionários.

Por falta de conhecimento, essas organizações nem ao menos utilizam ferramentas para gestão de viagens corporativas ou um sistema com todas as soluções que podem auxiliar nessa questão. 

Quando não investem nem em recursos internos, é mais difícil ainda de pensarem em contratar alguma empresa especializada para conduzir esse gerenciamento.

O que estamos querendo dizer com todas essas informações é o seguinte: as empresas que não costumam lidar com viagens de negócios pecam por falta de conhecimento, experiência e por não encontrarem uma maneira adequada para lidar com esse tipo de tarefa.

Vantagens e desvantagens de planejar viagens corporativas

Pode até parecer bem prático, simples e prazeroso planejar viagens para empresas, mas nem sempre tudo é perfeito ou previsto.

Sem planejamento, sem limite de gastos ou alguma orientação de gestores de viagens corporativas, a política de viagens é acionada para evitar situações que podem acarretar problemas – como aumento de custos do orçamento aprovado, riscos que comprometem os colaboradores, 

  • Viagens fora da política estabelecida;
  • Aumento nos custos;
  • Riscos a doenças; 
  • Riscos que podem comprometer os compromissos de negócio e, claro, reforçar/criar boas as relações com outras empresas;
  • Riscos à segurança do viajante;
  • Menos conforto e menos qualidade na viagem;
  • Entre outros.

Por isso, a empresa que quer desenvolver uma estratégia para fechar negócios com representantes que vão precisar fazer uma grande quantidade de viagens, deve ter alguns princípios que vão conduzir um programa com boa gestão, monitoramento e controle. 

Além disso, também podem acabar usufruindo de outras vantagens proporcionadas pelas viagens – como, por exemplo, mais lucro, equipe mais produtiva, resolução de problemas com eficiência, crescimento da empresa, agilidade e otimização de processos, entre outros.

6 principais passos para começar a planejar e conduzir viagens corporativas

Conheça agora alguns passos para implementar uma gestão de viagens corporativas:

  1. Tenha uma política de viagens definida para a sua empresa – política de viagens corporativas é um documento que, quando bem detalhado, ajuda a melhorar os resultados das viagens e manter a qualidade de todos os deslocamentos feitos pela empresa.

As políticas costumam variar bastante de acordo com o perfil de cada empresa.

Vale lembrar, inclusive, que as políticas de viagens muito rígidas inviabilizam o negócio e podem acarretar até em grandes perdas financeiras;

  1. Defina se irá trabalhar com reembolsos ou adiantamentos e como vão funcionar – a prática de reembolsos e adiantamentos deixa claro que gastos são possíveis e necessários durante cada deslocamento, mas isso vai trazer algumas limitações;
  2. Oriente todos os colaboradores da empresa sobre a política de viagens e condução durante a viagem; 
  3. Faça planejamentos completos – com logísticas, refeições, hospedagens e tudo mais; 
  4. Automatize tudo que for possível;
  5. Faça parcerias! – redes de hotel ou empresas especializadas em transporte podem ser aliadas para viagens seguras e confortáveis.

Dica bônus: conte com a Portão 3!

Para garantir que todo esse plano funcione da maneira esperada e que sua empresa tenha acesso a grande parte dos serviços necessários para viagens corporativas, você vai precisar contar com profissionais experientes no ramo – como a Portão 3!

Nós conseguimos te proporcionar todo o suporte necessário para evitar qualquer tipo de transtorno, prejuízos, incômodos, imprevistos ou problemas mais sérios.

Contando com a nossa plataforma para gestão de viagens corporativas e contas a pagar, você e sua equipe podem ter a verdadeira chave para o sucesso de seus negócios, de forma que todo gerenciamento necessário pode ser realizado em poucos cliques, sem interferir na política de viagens da empresa.

Podemos te ajudar a fazer com que todo o sistema de viagens da sua companhia funcione adequadamente, o que pode ajudar significativamente no alcance de metas e dos objetivos da empresa – sem falar na redução de despesas.

Se quiser colocar tudo isso em prática e começar a colher os resultados de ter atendimento contínuo (24 horas por dia e 7 dias da semana), não deixe de procurar um dos nossos consultores hoje mesmo.

Se quiser saber mais sobre como implementar a gestão de viagens corporativas em sua empresa, também estamos à disposição para te ajudar a tomar as melhores decisões para seu negócio.

Fale com quem pode te ajudar e solucionar seu problema! Não deixe para depois.

Leave a Reply

Your email address will not be published.