Guia completo para fazer um planejamento financeiro corporativo

planejamento financeiro

Profissão, segmento, tempo de mercado, idade, metas ou planos são pontos cruciais para qualquer planejamento financeiro. Porém, saber controlar os gastos é algo essencial para qualquer negócio corporativo ou objetivo de carreira pessoal que precisam prosperar.

Isso quer dizer que qualquer gestão de dinheiro deve ser bem feita, especialmente porque é algo indispensável, apesar de não ser uma tarefa para todos.

Podemos dizer isso pelo fato de que muitas pessoas têm dificuldade em saber lidar com dinheiro, por isso, acabam se endividando ou tomando decisões ruins quando representam empresas. Consequentemente, além de arruinar seus projetos de vida, podem atrasar muito o lado da organização que trabalham. 

Dessa forma, fica notório que saber montar um bom planejamento financeiro é algo  essencial e prova de sucesso para o mundo corporativo.

Quer ter o controle de finanças em qualquer circunstância e evitar erros nessa questão? Então, confira nosso guia elaborado para falar sobre como conduzir um planejamento financeiro. Confira!

Comece entendendo o que é um planejamento financeiro!

Planejamento financeiro é nada mais, nada menos do que conseguir organizar finanças de uma empresa usando uma ferramenta muito importante, a qual pode ser fundamental para alcançar metas.

A partir desse recurso, será possível não só controlar, como organizar todas as entradas e saídas realizadas, de forma que seja possível melhorar a saúde financeira da instituição para, então, poder traçar objetivos e também montar os planos de ação.

Ou seja, é um conjunto de estratégias, as quais vão colaborar com uma empresa, de forma que seja possível utilizar melhor todos os recursos adquiridos – seja por definição de metas ou para atender seus objetivos financeiros.

Será ainda mais fácil manter toda a parte prática de organizar finanças e ainda manter um orçamento para executar os demais objetivos. 

O que estamos dizendo é que este planejamento funciona como um mapa responsável por guiar uma pessoa ou equipe preparada para traçar e conquistar metas estabelecidas que envolvem o dinheiro da empresa.

E um planejamento financeiro serve para cumprir com qual propósito?

Funciona como uma espécie de contabilidade para que a empresa tenha um acompanhamento de como está seu orçamento, avaliando se está positivo, neutro ou negativo. 

Quando bem feito, proporciona o controle de gastos e pode servir como uma espécie de  mapeamento e até como um guia para sinalizar o que mudar e/ou melhorar em um orçamento, se caso for preciso.

Dessa forma, podemos dizer que o maior objetivo do planejamento financeiro é promover um futuro financeiro para a empresa, já que vai poder facilitar uma visão clara das receitas e gastos corporativos

Tudo indica que será possível ter uma espécie de termômetro que revela como estão as finanças empresariais.

Qual é a importância de ter um planejamento financeiro?

Como foi possível perceber, é importante fazer um planejamento financeiro para conseguir identificar como se encontra a situação financeira de uma empresa e, a partir de então, começar a tomar as medidas estratégicas para evitar problemas sofridos em determinada realidade e também se aproximar das metas definidas.

É um fator contribuinte para conduzir a administração do dinheiro da empresa, eliminar gastos desnecessários, promover economia, além de reduzir toda e qualquer chance de endividamento. 

Com isso, toda empresa que utilizar um planejamento financeiro conseguirá fazer uma reserva para investimentos e até mesmo para alcançar a estabilidade financeira pretendida.

Quando usar um planejamento financeiro?

É recomendável usar um planejamento financeiro sob qualquer circunstância, em todo tempo de existência da empresa (até mesmo para instituições que mantém as contas no azul e são bem organizadas). Afinal, é este recurso que permite ter finanças organizadas e facilmente mostrar onde estão os possíveis gargalos que ainda não haviam sido percebidos.

Além disso, também é interessante manter um planejamento financeiro personalizado para metas específicas. 

Quais são os diferenciais do planejamento financeiro empresarial? 

Trata-se de tipo de planejamento financeiro bem semelhante ao pessoal, porém, quando é direcionado para as finanças de empresas, é desenvolvido por um dono de uma empresa ou por pessoas que estão desenvolvendo o trabalho na instituição.

Isso é algo importante para ter um controle detalhado de como anda o negócio, avaliando se está realmente tendo lucros ao invés de prejuízos ou se estão enfrentando possíveis problemas financeiros. 

Também há a possibilidade de se traçar metas e objetivos específicos, como já mencionamos.

Como fazer um controle financeiro?

O controle financeiro está aliado à organização e educação financeira, portanto, é feito para  administrar melhor o dinheiro e evitar grandes problemas.

Seguem, então, algumas dicas sobre como fazer essa análise financeira:

  • Comece identificando gastos supérfluos; 
  • Separe gastos por categorias fixas e variáveis;
  • Quite dívidas;
  • Faça comparações de preços de seus fornecedores; 
  • Diminua gastos para ter receitas e despesas bem definidas.

Confira mais algumas dicas não perder o controle de seu planejamento financeiro corporativo

Quem estiver conduzindo planejamento financeiro corporativo deve persistir e buscar recursos que facilitem essa demanda. Além disso, é importante registrar todos os gastos, mesmo que sejam pequenos e simples em comparação aos maiores gastos que uma empresa pode ter.

Isso é fundamental para que as despesas da empresa jamais fujam de controle e, então, faz com que o planejamento não dê errado de forma alguma.

Ao estabelecer limites para o valor de compras e despesas, é possível manter uma previsão dos gastos mensais, o que irá favorecer esse controle mais preciso de todo capital corporativo.

Uma das melhores formas de conduzir esse tipo de planejamento é adaptando e ajustando essa tarefa sempre que for necessário, especialmente para quando surgirem imprevistos ou mudanças de valores nas metas do que estava previamente planejado. 

Isso inclui usar recursos tecnológicos e mais precisos, porque dessa forma esse acompanhamento permite checagem de histórico e atualização instantânea para que todos os envolvidos saibam quando a empresa está conseguindo cumprir seu planejamento.

Um exemplo de suporte para isso é o software de gestão da Portão 3! Saiba mais navegando pelo site.

Como a Portão 3 pode ajudar?

A Portão 3 é a melhor solução para Contas a Pagar de médias e grandes empresas. Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para você saber mais sobre os melhores produtos para uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível!

Leave a Reply

Your email address will not be published.