Como fazer networking em viagens corporativas?

networking em viagens corporativas

No mundo corporativo, quem tem mais chances e habilidades de praticar networking acaba tendo mais oportunidades ao longo da carreira.

Isso acontece porque essas pessoas constroem uma grande rede de contatos, o que acaba agregando muito valor ao profissional que sabe se comunicar em troca de informações.

Os seus contatos, inclusive, podem oferecer ajuda durante processos de recolocações profissionais ou gerenciamento de crises em empresas. 

Notavelmente, é importante fazer networking não só para ter mais oportunidades de carreira, como também para conseguir novos negócios para sua empresa. 

Sendo assim, é interessante que os profissionais aproveitem as viagens de trabalho para ampliar sua rede de contatos enquanto cumpre com sua agenda reuniões, eventos e outras finalidades que motivaram o seu deslocamento. 

A viagem corporativa é até mais propícia para fazer networking, porque é quando o profissional está em ambientes novos, tendo a chance de buscar interação com pessoas completamente desconhecidas. 

Sabendo que essa condição pode gerar certa insegurança, preparamos este conteúdo com dicas que podem te ajudar a fazer networking em viagens de trabalho

Confira e prepare sua equipe!

Faça uma análise de todo roteiro antes de embarcar para se organizar da melhor forma possível

Antes de chegar o dia da viagem a trabalho, o ideal é que você se organize para conciliar os compromissos agendados pela empresa com momentos para trabalhar seu networking. 

Por isso, lembre-se de verificar o destino da viagem e a programação planejada (analisando quais eventos ou reuniões deve participar e quem são os outros presentes em tais compromissos). 

Essas informações permitem pesquisas prévias sobre os outros profissionais que, de alguma forma, vão participar da sua viagem. São elas que te ajudam a encontrar maneiras de estabelecer uma relação entre vocês. 

Se possível, faça contato com essas pessoas antes de chegar ao aeroporto

É bem fácil encontrar outros participantes das reuniões ou eventos que ocasionaram uma viagem de negócios já no próprio aeroporto (até na mesma aeronave). 

Aproveite essas ocasiões para estabelecer o máximo de contato possível com as pessoas que farão parte da sua viagem. 

Inclusive, conversas com outros profissionais permitem que a viagem seja até mais agradável e você consegue trocar informações importantes que serão úteis em seus próximos compromissos.

Aproxime-se das pessoas que se hospedam no mesmo hotel em viagens de trabalho

As viagens empresariais acabam tendo uma rotina parecida! Eventos, congressos, seminários, workshops… esses compromissos costumam acontecer sempre nos mesmos períodos.

Consequentemente, as pessoas que estão viajando pela empresa acabam acordando e tomando café no mesmo horário. Sendo assim, é interessante notar quem são as pessoas ao seu redor e , a partir do segundo dia, perceber alguns rostos conhecidos. 

Quando isso acontecer, procure se aproximar dessas pessoas para trocar informações sobre as experiências dos eventos e também sobre a área de atuação de ambos. 

Aplique-se em ampliar sua rede de contatos nos locais de eventos

Praticar networking no aeroporto e no hotel é algo muito positivo, mas conseguir interagir com pessoas no local do evento ou numa reunião que as relações costumam ser aprofundadas, é muito melhor! 

Esses ambientes possibilitam encontros entre profissionais interessantes e que chegam até ser inusitados para se expandir uma rede de contatos. 

Sendo assim, esteja atento aos momentos direcionados para perguntas, discussões ou pausas. Use-os para conversar com os outros participantes e troque contatos ou cartões de visita. Caso prefiram, adicione-os no LinkedIn.

Demonstre interesse verdadeiro aos seus novos contatos

Quando você praticar o networking, lembre-se que você terá benefícios em ter novos contatos na sua rede. 

Portanto, aproveite para conhecer mais sobre as áreas em que essas pessoas atuam verdadeiramente e mantenha contatos fora da sua região.

Sua dedicação nessas relações profissionais é super importante, porque elas surgem por meio da transmissão de credibilidade. Então, invista o tempo que puder para trabalhar seu marketing pessoal – o que será possível se adotar uma postura mais aberta e amigável para que as pessoas tenham vontade de falar com você.

Além disso, o ideal é manter uma rede sempre atualizada! Desse modo, será necessário conversar com esses novos colegas, sem que essa atitude pareça algo forçado ou apenas por interesse.

Todos os lugares são propícios para fazer networking

Você precisará fazer o seu melhor antes e durante a viagem para aproveitar todas as oportunidades possíveis. Sendo assim, faça networking em todo e qualquer lugar que passar na viagem corporativa!

Como fazer networking em eventos da viagem?

Quando sua programação inclui eventos, não veja tais ocasiões como momentos de distração. Além de poder adquirir conhecimentos relevantes para a sua profissão, você pode conhecer mais profissionais que tenham objetivos semelhantes com os seus e ainda consiga pessoas que facilitam o contato com outras empresas.

Por isso, converse com pessoas e tente identificar como poderão te ajudar ou ser pertinentes para sua empresa – desde que se coloque à disposição para ajudá-los na mesma intensidade.

Como fazer networking em hotéis? 

Normalmente, em viagens profissionais, os viajantes são hospedados em um hotel corporativo. 

Sabendo disso, quem pretende fazer networking está em vantagem, pois consegue ficar em um lugar que permite contato mais frequente com pessoas interessantes para os seus objetivos (se for possível, com os próprios palestrantes) – o que significa muito para a fluidez das interações.

Também tem outra vantagem: quando as pessoas ficam no mesmo hotel, fica mais fácil conciliar suas agendas para encontros profissionais. Dessa forma, podem trocar informações durante as refeições, no bar do hotel ou até no trajeto para os compromissos em comum. Essas trocas e experiências em conjunto serão necessárias para mais relações mais ativas.

Como fazer networking em ocasiões sociais?

Quem sabe trabalhar um bom networking sabe que até os momentos de happy hour e outras ocasiões sociais são oportunidades propícias de se relacionar com outros profissionais, interagindo com eles.

Não deixe de participar! Sempre que surgir algo desse tipo durante uma viagem a negócios, adapte seu roteiro. 

Essas chances podem aparecer por convites das próprias pessoas que conhecer ao longo da viagem.

Você também pode convidar alguém para sair, ir jantar e conhecer algo da cidade para estreitar essa amizade ao conhecer cada indivíduo de uma forma mais profunda. 

Os momentos de descontração permitem a demonstração de sentimentos de amizade e coleguismo. Isso também fará diferença nos negócios! Acredite, essa é a melhor forma de você não ser esquecido (a) e até ser convidado (a) para participar de outros eventos e projetos num futuro próximo.

Quer mais ajuda com sua viagem corporativa? A Portão 3 pode ajudar!

Como especialistas em gestão de viagens corporativas, nossa equipe pode te ajudar a ter o melhor proveito em todas essas ocasiões apresentadas!

Desfrute de planejamentos de viagens que viabilizam momentos para trabalhar seu networking sem comprometer seus compromissos de trabalho.

Acesse nosso site para saber mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published.