Por que os CFOs devem focar no ESG?

Embora os CFOs possam se perguntar sobre os benefícios do investimento ESG, descobertas recentes mostram que esse investimento contribui para uma vantagem competitiva de longo prazo.

O mercado em evolução e as tendências regulatórias estão desafiando as empresas a demonstrar práticas que são mais sustentáveis ​​e socialmente responsáveis. Embora os líderes de negócios, incluindo CFOs, possam se perguntar sobre o impacto do investimento em iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) em seus resultados financeiros, descobertas recentes mostram que essas iniciativas podem impulsionar o crescimento e contribuir para a vantagem competitiva de longo prazo.

Em uma pesquisa recente conduzida pela Deloitte Global e Forbes Insights sobre o impacto dos esforços de sustentabilidade de 350 executivos das Américas, Ásia e Europa, mais da metade dos entrevistados indicou um impacto positivo no crescimento da receita e na lucratividade geral da empresa. Além do aspecto financeiro positivo, 48% dos entrevistados indicaram maior satisfação do cliente, enquanto 38% indicaram que abraçar fortes valores ESG melhorou sua capacidade de atrair e reter talentos.

esg cfos

Esses resultados confirmam que as empresas líderes estão obtendo benefícios financeiros e operacionais de seus investimentos ESG. A BlackRock mudou uma parte de sua carteira de investimentos para ESG e lançou produtos financeiros sustentáveis, que cresceram 96% em 2020. Os programas de sustentabilidade da PepsiCo resultaram em mais de US$375 milhões em economia de custos com reduções no consumo de água e desperdício. Os investimentos da Estée Lauder posicionaram a empresa para atrair os melhores talentos e ser reconhecida pela Forbes como o “empregador nº 1 para mulheres”.

Na interseção de sustentabilidade e desempenho financeiro, os CFOs estão na melhor posição para estabelecer a base para a criação de valor duradouro por meio do ESG. Eles podem começar concentrando-se em três etapas principais:

  • Faça do ESG uma prioridade estratégica - Desenvolva uma visão clara do que o ESG significa para a sua empresa e defina como o setor financeiro conduzirá a estratégia ESG;
  • Conecte as métricas de desempenho às metas ESG - Crie responsabilidade vinculando as métricas de desempenho ao impacto ESG, onde o financeiro pode ajudar a avaliar as iniciativas ESG que geram mais valor para as partes interessadas;
  • Medir e compartilhar o impacto - Desenvolva uma estrutura para medir o efeito cumulativo das iniciativas ESG, avalie seu impacto regularmente e se comprometa com a transparência nos resultados dos relatórios. 

A mudança em direção à integração ESG não é mais uma questão de “quando”, mas de “como”. Sua organização pode não ter uma estratégia tangível hoje, mas esta pode ser uma grande oportunidade para o financeiro começar a moldá-la. 

Serviços de transformação financeira

Os CFOs sabem que a transformação financeira pode ser difícil e demorada. Mas eles também sabem que é uma forma eficaz de acompanhar as necessidades em constante mudança da empresa. Seja uma interrupção da tecnologia, inovação do modelo de negócios ou um novo ecossistema da indústria, a Deloitte ajuda as organizações financeiras a olhar para o futuro, enquanto mantém o navio em um curso estável.

Deixe um comentário

Voltar para o topo