Dicas sobre como se manter produtivo em viagens de trabalho

como se manter produtivo em viagem a trabalho

Viagens a trabalho são bem comuns na rotina de muitas pessoas e estão cada vez mais frequentes – mesmo que tenham sido interrompidas por certo período ao longo da pandemia. 

Em 2021 elas voltaram a acontecer e, contrariando as expectativas de serem substituídas pelos recursos digitais, continuam sendo indispensáveis. 

Porém, mesmo com as vantagens que oferece para os negócios, também pode ter seus pontos negativos para quem não sabe lidar com esse tipo de ocasião (como, por exemplo, estresse por dias mais corridos e menor nível de produtividade).

Sendo assim, podemos ver que a falta de preparo e planejamento para uma viagem corporativa pode gerar conflitos tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Se engana quem pensa que as pessoas que viajam pela empresa por muito tempo não têm problemas para lidar com essas dificuldades. Até os experientes podem não conseguir manter o foco nos compromissos e manter ou aumentar a produtividade quando estão longe do ambiente de trabalho.

Como especialistas em gestão de viagens corporativas, nós sabemos que essas oportunidades são importantíssimas para fechar novos negócios e sua prática é importante para expandir a empresa. 

Por esse motivo, preparamos esse conteúdo com algumas dicas que podem ajudar você e seus colegas de trabalho que precisam viajar a trabalho.

Seguindo essas recomendações vocês certamente irão conseguir manter a produtividade em todas as viagens de negócios com eficiência máxima.

1ª dica: não negligencie o planejamento de viagens!

Toda viagem precisa de planejamento, já que os viajantes terão que cumprir com diversas atividades em ambientes que não fazem parte do seu dia a dia. 

Inclusive, é muito importante ter alguém especializado e capacitado para fazer pesquisas sobre o local e que possa analisar as melhores formas de conciliar os compromissos considerando o bem-estar da equipe, além de economizar tempo e recursos sempre que for possível. 

Para isso, você pode contar com a Portão 3!

2ª dica: faça pesquisas sobre o local 

Mesmo que tenha grande parte das informações sobre o destino final no planejamento, vale a pena pesquisar sobre o lugar para saber exatamente o que deve levar na mala nessa viagem de trabalho. 

Essa prática também ajuda a se familiarizar com possíveis costumes locais – o que faz mais sentido ainda em viagens corporativas internacionais

Nesses casos, procure saber sobre a moeda, o fuso horário e outras informações necessárias para atender suas necessidades.

3ª dica: adote costumes que te ajudem a manter o foco no objetivo da viagem

Além dessa organização apresentada acima, a produtividade também exige muita disciplina por parte de quem está viajando. 

Por isso, quando estiver viajando pela empresa, verifique todas as metas e compromissos planejados para cada dia e verifique o nível de prioridade dessas tarefas, além de considerar o tempo de deslocamento para tais atividades e procurar saber quem estará presente nessas ocasiões.

Essa visualização mais ampla do planejamento permite a identificação dos principais objetivos e também os secundários da viagem – o que vai ajudar a manter o foco no que realmente importa, sem se perder entre as incumbências.

4ª dica: se organize de acordo com o planejamento de atividades

Considerando a recomendação acima, a medida que estiver mais focado, você também vai precisar se organizar em relação às outras necessidades para se manter produtivo, sabendo distribuí-las quando tiver tempo disponível. 

Ou seja, você pode aproveitar o tempo da viagem no avião ou de espera para embarque no aeroporto para responder e-mails, confirmar presença nos compromissos, fazer algumas ligações importantes para networking e outras atividades. 

Dessa forma, você terá mais tempo para se dedicar a outras tarefas que exigem maior concentração quando chegar no destino – como, por exemplo, elaborar relatórios e checar as apresentações.

5ª dica: mantenha a rotina

Nunca se esqueça das suas necessidades comuns durante uma viagem de trabalho! É importante continuar respeitando o seu relógio biológico, seguindo a sua rotina se quiser manter a produtividade. 

Isso quer dizer que você precisa fazer refeições em horários que está acostumado (a) e continuar dormindo nos horários que vai dormir quando está em casa (até mesmo durante viagens internacionais, se for possível). 

Normalmente as viagens de trabalho não costumam ser longas o suficiente para se adaptar ao horário local da cidade em que se está na viagem, por isso, não corre-se o risco de se perder tanto na rotina.

6ª dica: leve apenas o essencial

Por mais difícil que pareça ser essa atitude, busque levar apenas o essencial (de preferência, usando apenas a bagagem de mão). Isso irá facilitar consideravelmente o deslocamento e te ajuda a aumentar ter mais conforto entre um compromisso e outro, inclusive ter mais tempo ao invés de ficar buscando suas malas despachadas.

Essa prática também evita imprevistos com extravio da bagagem. 

Lembre-se que a mala não inclui somente os seus itens pessoais! Você deve levar tudo o que for necessário para cumprir com os objetivos da sua viagem – como computador e os principais materiais de divulgação da sua empresa. 

Manter a produtividade vai exigir o uso de carregadores, adaptadores de tomada e até baterias extras de equipamentos. Dessa forma você vai estar amparado em qualquer momento e em qualquer lugar.

7ª dica: a tecnologia pode ser sua aliada

Notavelmente a tecnologia faz diferença no dia a dia, ao ponto de facilitar o trabalho em todos os segmentos e até permitir muitas ações que são impossíveis sem recursos tecnológicos.

Sendo assim, use todos os recursos que puder para acompanhar informações sobre seus voos, verificar onde fica seu hotel, realizar deslocamentos, registrar informações úteis para seu trabalho e até expandir seu networking. 

E quanto a vida pessoal?

Todas essas dicas vão te ajudar a cuidar também da sua vida pessoal. Por isso, é importante se dedicar para praticá-las com o máximo de atenção possível, mantendo disposto e consistente em tudo que fizer. 

Ler livros sobre esse assunto (produtividade no trabalho) podem ajudar no preparo mental para cada dia de trabalho nas viagens. 

Não deixe de respeitar seu corpo sempre que precisar de uma pausa. É fundamental continuar cuidando da sua saúde enquanto estiver fora – o que inclui ser controlado no consumo de álcool, evitar o consumo exagerado de alimentos e bebidas não saudáveis e não abandonar a prática de exercícios físicos.

Acredite! Se deixar a rotina, você corre ainda mais riscos de se sentir mais cansado e pode ser prejudicado (a) em seu senso de disciplina!

Vale a pena refrescar as ideias saindo para explorar a região em que está. Manter-se produtivo durante uma viagem a trabalho também engloba momentos livres e que te façam continuar motivado enquanto gerencia a agenda planejada.

Leave a Reply

Your email address will not be published.