Planejamento financeiro: saiba como definir uma visão de futuro para sua empresa!

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Como o nome já deixa claro, Visão de Futuro é onde sua empresa pretende estar em um determinado período definido de tempo. Isso varia de acordo com cada empresa, e quais as estratégias que serão usadas para que ela consiga atingir este objetivo. É a situação em que a empresa espera estar em um determinado espaço de tempo e, em planejamento financeiro, não é diferente.

Para decidir em que lugar quer chegar, a empresa também precisa definir quais serão metas para que se atinja o resultado esperado e como avaliar essas métricas, quais são as formas de atingir o objetivo.

A visão de futuro geralmente é elaborada pelo dono da empresa ou pelos membros que fazem parte da sociedade da firma.

Saiba o que é visão de futuro

Antes de mais nada, a visão de futuro faz parte de um conjunto de pilares para toda organização empresarial ao lado da Missão e dos Valores. Não importa o tamanho da empresa, é primordial que ela siga essas três normas organizacionais.

·         Missão – Serve como base para definir qual é o objetivo final da organização, para construir ideias e estratégias. Ela mostra qual o benefício leva ao público-alvo, as vantagens e os interesses.

·         Valores – Nada mais é do que explicar quais são os princípios da empresa, que orienta o comportamento da organização. Como ela gostaria de ser conhecida, admirada ou até mesmo lembrada? Essa é a pergunta que precisa ser respondida.

A razão da empresa existir e quais são os próximos passos passam diretamente por essa visão de futuro, de planejamento e estratégias.

Toda empresa deve ter isso em mente quando estiver criando a própria visão de futuro, saber em qual lugar você espera que ela esteja em uma determinada quantidade de anos, qual é o objetivo que deseja alcançar, uma expectativa de futuro.

Outro aspecto importante sobre a visão de futuro é que ela precisa ser desafiadora, porém atingível, isso é, não pode ser tão desafiadora ao ponto de não conseguir alcançar, é preciso que seja factível.

Quem define a visão de futuro

Geralmente, o objetivo é criado pelo dono da empresa ou por seus sócios. No entanto, todos os colaboradores podem participar do desenvolvimento da visão de futuro da empresa. A sinergia entre empresa e colaboradores.

A definição de propósito de onde se quer chegar com a empresa precisa ser clara para que todos possam colaborar para que a meta seja atingida.  

Embora seja definida pelos donos ou sócios e tenha um objetivo claro, a visão de futuro pode ser alterada, não é pétrea, ou seja, imutável.

Um dos maiores erros na criação da visão de futuro é pensar em algo extremamente genérico. É necessário ser bem claro na sua visão, nos seus objetivos. Para isso, não precisa de nada sofisticado, rebuscado. É preciso que seja claro e objetivo.

Qual é o prazo para atingir as metas

Um planejamento de três anos é considerado razoável para quem nunca fez e não tem experiência no assunto. Já para os mais experientes, o prazo de cinco a dez anos é um período tido como ideal.

Ao criar a visão de futuro da sua empresa, você pode imaginar (ou desejar) como ela estará no período escolhido. Para isso, é preciso que se elabore métodos, metas e métricas claras de como chegar ao objetivo.

Como definir estratégias

Nesse ponto, a empresa não pode se limitar ao conteúdo debatido, não criar censuras prévias. É o lugar de colocar para debate o que se pode fazer para chegar ao resultado esperado. Pode-se fazer uma pesquisa de mercado, com empresas nas quais a sua se espelha, por exemplo, e tentar entender como chegaram lá, o que fizeram, aprender com os erros e acertos delas.

É um brainstorming, onde não é preciso haver críticas e censuras, mas criar ideias e depois filtrar para focar nos objetivos que precisam ser alcançados.

Para alcançar, cria-se metas a curto, médio e longo prazo. E é preciso medir essas metas, elaborar formas de saber se está no caminho certo por meio de indicadores, as métricas sobre como chegar ao objetivo esperado. Essa métrica precisa estar bem definida para que seja calculada de forma clara. Além disso, é importante saber gerenciar essas metas.

Por exemplo, se uma empresa quer ser a maior do país em até cinco anos no segmento que atua, quais as métricas que deve usar para chegar lá? Isso precisa ser definido na visão de futuro. É algo que não pode ser subjetivo, precisa ter como ser avaliado por meio de metas.


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