Você sabe quais são os meios de transporte mais seguros do mundo?

É um pássaro? É um avião? Não! O meio de transporte mais seguro do mundo é o elevador, segundo o ranking da revista americana Condé Nast Traveler. Para completar o pódio, temos o avião e o trem. 

"Ambos são muito seguros e trocam posições entre o segundo e terceiro lugares, dependendo da quantidade de linhas de trem e voos operando em determinado país", explica Fábio Augusto Jacob, coronel aviador da reserva da Força Aérea Brasileira, coordenador e professor da Academia de Ciências Aeronáuticas Positivo (ACAP), da Universidade Positivo. 

No Brasil, por exemplo, é muito mais comum acontecerem acidentes de avião do que de trem. 

Agora, quando falamos dos meios de transporte mais perigosos, podemos citar bicicletas, motos, carros, ônibus e caminhões - basicamente os transportes urbanos. Algumas coisas podem ajudar a diminuir a quantidade de acidentes com tais veículos, como controle mais rigoroso das vias urbanas, multas por excesso de velocidade, uso de equipamentos de segurança,  entre outros, entretanto, ainda há muito a evoluir. 

Além de todos esses fatores, no novo normal existe mais um fator que faz com que as pessoas se preocupem com a segurança nos meios de transporte: o COVID-19. Muitas pessoas passaram a evitar transportes coletivos devido à pandemia. Mas não se preocupe, porque segundo infectologistas, o contágio pode ser evitado em até 95%

Quando falamos sobre viagens corporativas, podemos analisar os principais meios de transporte: o avião, o carro e o ônibus. 

Avião

“Nada é feito no improviso ou na tentativa. Existem normas e procedimentos que foram aperfeiçoados por meio do tempo. Além da normatização, padronização e formação especializada das pessoas, existe uma manutenção muito rígida”, informa. O avanço tecnológico também trouxe ainda mais segurança. Controle de tráfego aéreo, sistema de comunicação, geoposicionamento, tudo isso facilita a segurança da aviação. No entanto, do ponto de vista da disseminação de Covid-19, embora tenham protocolos e tecnologia de renovação do ar, a infectologista afirma: "janelas fechadas e sem distanciamento social são prejudiciais e tentam ser compensadas pelo filtro HEPA, que renova o ar a cada dois ou três minutos. De qualquer forma, é um local onde todos precisam ficar de máscaras o tempo todo” diz Fábio Jacob em entrevista para o Portal Bonde. 

Se você tem medo de voar hoje, saiba que não existem motivos para isso, já que o único meio de transporte mais seguro que o avião é o elevador. Entretanto, entendemos a preocupação com os aviões, já que há décadas atrás era muito recorrente a quantidade de acidentes que aconteciam.  Hoje em dia, além de ser raro as fatalidades com aviões (levando em consideração a quantidade de aviões em atividade todos os dias, a quantidade de acidentes é bem pequena), a maior parte são de voos particulares e não comerciais. 

Carro

O carro é com certeza o meio de transporte mais utilizado no Brasil hoje e apesar de acontecerem muitos acidentes no trânsito, já houve uma grande evolução entre os veículos de hoje e os de 50 anos atrás. Além disso, a maior parte dos acidentes que acontecem tem mais a ver com a conduta do motorista do que com o veículo em si, pois não respeitar as leis de trânsito é o motivo que mais gera incômodos nas vias urbanas. 

Quanto às viagens corporativas, além de ser muito utilizado para viagens entre cidades próximas, muitos viajantes resolvem alugar um carro ao chegar ao seu destino para conseguir transitar sem grandes dificuldades e otimizar tempo. Inclusive, se você tem interesse em alugar um carro para sua viagem, veja os requisitos neste artigo

Ônibus

Assim como os carros, a segurança dos ônibus aumentou muito se comparado com décadas atrás. Para se ter um exemplo, desde a década de 90 até hoje, a quantidade de acidentes de ônibus caiu em 25%. Ideal para viagens baratas e em curtas distâncias, o ônibus tem se mostrado um ótimo aliado nos últimos anos, principalmente após a criação de diversos aplicativos de ônibus que fazem com que os preços se tornem mais competitivos. 

 

O que você achou sobre o assunto? E se você quiser saber mais sobre qual desses meios de transporte é a melhor opção para sua viagem corporativa, você pode clicar aqui. Para qualquer dúvida que tiver sobre o assunto, conte com a Portão 3!

Deixe um comentário

Voltar para o topo